
SOBRE O MOVIMENTO DE MORADIA CENTRAL E REGIONAL
MISSÃO E
HISTÓRIA DO MOVIMENTO.
O MMCR - MOVIMENTO DE MORADIA CENTRAL E REGIONAL foi criado há 7 anos para abrigar famílias chefiadas por mulheres, muitas vezes vítimas de abandono ou violência doméstica, em situação de rua. Hoje o Movimento é responsável por quatro edifícios na região central de São Paulo, antes abandonados pelo poder público e que atualmente abrigam 350 famílias carentes.
A maioria das trabalhadoras residentes nas ocupações exerce trabalho autônomo sem vínculo empregatício, tendo como fonte de seu sustento o ganho do dia-a-dia. Quase todas têm filhos em idade escolar que frequentam as escolas da região. No caso da Ocupação José Bonifácio, as crianças e adolescentes ainda recebem aulas extras nas instalações do edifício ministradas por voluntários.
Sem qualquer auxílio governamental, essas famílias sobrevivem também com doações e ajuda de grupos solidários, através de bazares e eventos culturais cuja renda é revertida para a manutenção dos edifícios.
A maior luta no momento, além da sobrevivência, é a garantia da posse dos apartamentos com posterior adequação ou reforma para que seus moradores finalmente tenham a segurança de uma moradia adequada. Para isso também contam com o apoio de voluntários e parceiros pois os processos judiciais e a elaboração dos projetos de reforma são demorados e têm altos custos.
AS OCUPAÇÕES
DO MOVIMENTO.
PARCEIROS.
Entre os vários parceiros do MMCR merecem destaque:
Coletivo PDT
FAUUSP - Projeto de Extensão Ocupações no Centro
FLM
Igreja São Francisco
Luciana Bedeschi - advocacia
MMLJ (Ivanete Araujo)
MSTC
Peabiru