
OCUPAÇÃO
RIO BRANCO
SOBRE A OCUPAÇÃO.
A Ocupação Rio Branco, datada de 2011, abrange três edifícios diferentes, sendo dois antigos hotéis (nos números 47 e 53) e um antigo cinema (no número 49). A Ocupação possui duas duas coordenações da Frente de Luta Pela Moradia (FLM) distintas. Atualmente os edifícios contam com cerca de 550 pessoas/142 famílias, que vivem em unidades que variam de 5m² a 20m².
Localizada na região da República, a ocupação encontra-se em um bairro dotado de infraestrutura e transporte, além de estar perto de equipamentos de educação, saúde, cultura e serviços variados.
Apesar da unidade da ocupação, cada uma das edificações apresenta questões particulares. No espaço que foi o antigo cinema, por exemplo, as famílias utilizam banheiros coletivos, enquanto nos hotéis, a condição pré-existente permitiu, de maneira geral, a existência de banheiros individuais nas unidades.
Fonte: Workshop 2019 - École Nationale Supérieure d’Architecture de Paris La Villette, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade deSão Paulo, Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Frente de Luta pela Moradia.
ONDE ESTAMOS.
A Ocupação Ria Branco está na Av. Rio Branco, 53 - República, São Paulo. Ocupar o centro e trazer os trabalhadores para ocupar essa região é fundamental para o nosso movimento.
POR DENTRO
DA OCUPAÇÃO.
Esses são alguns desenhos feitos por alunos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo durante o "Workshop Ocupações" realizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo (FAUUSP) em colaboração com outras universidades.